Esta semana o Jiu-Jistu perdeu o seu grande precursor: faleceu aos 95 anos o grande mestre Hélio Gracie. O Jiu-Jitsu que já havia perdido o seu outro grande mestre Carlson Gracie (com o tio na foto), mais uma vez está de luto.
Hélio foi o grande mestre e patriarca, Carlson, além de grande mestre e lutador, foi o responsável pela popularização e o consequente crescimento do Jiu-jitsu no Brasil, que há muito tempo detém a hegemonia deste esporte. Daí vem a pergunta: O COB gastou milhões de reais em seu projeto por medalhas olímpicas. Ainda assim, o resultado brasileiro foi muito aquém do esperado. Por que não investir em uma campanha para que o jiu-jitsu se torne esporte olímpico?? Seriam no mínimo 10 medalhas ( são 10 as categorias de peso) de ouro fora outras de prata e bronze que o país traria dos tatames.
Isso não só estimularia ainda mais a prática do jiu-jitsu no país, mas também estimularia grandes atletas do esporte, que hoje concentram suas atividades somente nas competições de MMA e "submission" a voltar a competir de kimono. O Jiu-jitsu olímpico honraria ainda mais as memórias de Carlson e Hélio, que ao lado dos Mestres Carlos, Monir, Pedro Gama Filho e Rolls, tornaram o céu ainda mais "casca-grossa".
PS: O projeto da estátua homenageando o mestre Carlson em Copacabana, continua de pé e agora, que estamos na Secretaria de Cultura, a qual pertence a subsecretaria de patrimônio do município, faremos de tudo para que ainda este ano, no aniversário do mestre, em agosto, que esta homenagem esteja consolidada.
Mitos não morrem. Carlson e Hélio vivem!! Viva Carlson e Hélio Gracie!!!
Um comentário:
Caramba!Eu nao sabia que o Hélio tinha falecido!Entao foi por isso que o Sportv estava passando documentários dele na Programação.
Que ele descanse em PAZ!!
Patrick Alves DJ
Postar um comentário