sábado, 28 de fevereiro de 2009

BLOCOS RETOMAM O CARNAVAL DO RIO


Há alguns anos atrás, quando se aproximava a época do carnaval, era comum no Rio nas rodas da praia, no BG, nos bares a tradicional pergunta: "E ae, vai viajar pra onde no carnaval?". As respostas eram quase sempre: Sul, Arraial D'Ajuda, Salvador, Minas, litoral capixaba e Região do Lagos.

Depois da retomada do carnaval de rua com a proliferação dos blocos carnavalescos cariocas, boa parte desta galera que viajava no carnaval porque aqui no Rio as opções eram pífias, passou a permanecer na cidade para brincar o carnaval mais democrático do Brasil. Com isso o Rio também tirou muitos turistas gringos e locais que antes se dirigiam a outros destinos e agora passaram a ficar na cidade maravilhosa que hoje completou 444 anos (salve ela!) por ter um carnaval não só mais animado, como também mais barato e se esbaldar em blocos como o Cordão do Bola Preta, Simpatia é quase amor e do Barbas (foto), bloco da minha área em que todo ano eu "bato o cartão".

A única coisa que ficou de ruim mais uma vez foi a questão do xixi na via pública. Apesar dos banheiros químicos instalados (insuficientes diga-se de passagem), as pessoas muitas vezes urinavam ao lado dos mesmos, mostrando que este problema é muito mais de educação do povo do que estrutura em si. Ano que vem a prefeitura e o pessoal dos blocos deveriam fazer uma campanha de conscientização a respeito disso. Outra coisa também temerária e que mais uma vez aconteceu foi o desrespeito às pessoas que se encontram internadas nos hospítais, que tiveram que aturar a batucada. Entendo que rua que tem hospital não pode passar bloco. Mas enfim, tirando os problemas, mais uma vez o saldo foi mais que positivo e o Rio de Janeiro está de parabéns.

Nenhum comentário: