sexta-feira, 11 de setembro de 2009

O FIM DE MAIS UMA HIPOCRISIA



O Rio de Janeiro parece dar sinais de está começando a se livrar da sua triste tradição de hipocrisias e oportunismos políticos paliativos midiáticos. Depois de derrubar a absurda lei que causava embaraços para a realização de bailes funk e raves, agora outro ítem proibido, fruto da cidade volta a ser legalizado: o MMA (antigamente conhecido como vale-tudo).

Esta modalidade esportiva que há muito vem conquistando fãs em todo o mundo, que possui várias revistas especializadas e inclusive um canal de TV por assinatura, que movimenta milhões de dólares planeta à fora, desde setembro de 1997 estava proibida na cidade do Rio de Janeiro, berço deste esporte. Na ocasião e eu estava presente, em um torneio de vale-tudo realizado no ginásio do Tijuca Tenis Clube, no meio da luta principal da noite entre Renzo Gracie (Jiu-Jitsu) e Eugênio Tadeu (Luta Livre) houve uma pane de luz que provocou a interrupção do combate. Na sequência começou uma pancadaria na platéia e o evento terminou desta forma triste. Na época, o então Secretário Municipal de Esportes, José Moraes, reuniu os presidentes das entidades ligadas a luta na prefeitura - onde estive também representando a Liga Carioca de Jiu-Jitsu - e anunciou que por decisão do então Prefeito Luis Paulo Conde, o Vale-Tudo estava proibido na cidade do Rio de Janeiro.

É aquela velha piada: ocorreu um problema. Em vez de se procurar as causas do problema e procurar medidas efetivas de organização para que o problema não volte a acontecer, preferem proibir. Com isso gera-se o fato na mídia e atende-se aquela parcela reacionária que encara tudo como "perturbação da ordem pública". Único dos presentes a contestar de forma veemente a medida ( a Liga talvez fosse naquela reunião a única entidade não patrocinada pela Secretaria de Esportes) eu fiz a comparação: "engraçado: quantas pancadarias já tiveram em jogos no Maracanã, inclusive com mortes? E aí? proibiram o futebol?" No que fui abafado pelos puxa-sacos de plantão, que deram razão ao Secretário.

Neste sábado, dia 12 de setembro, no Maracanãzinho, o Rio terá de volta o velho e bom vale-tudo, agora altamente profissionalizado e com o nome universal de MMA (Mixed Martial Arts), com o apoio das 3 esferas do poder público. As antigas rivalidades entre as artes marciais foram superadas, uma vez que hoje em dia, um só tipo de técnica não é mais o suficiente para se conseguir a vitória, o que obriga esta trasnversalidade de técnicas, que leva um lutador a treinar com professores de outras modalidades e com isso a tensão ficou bem menor, principalmente entre as torcidas. Que o Bitetti Combat seja o primeiro de vários eventos e que ocorra na maior organização e paz possível

Nenhum comentário: