segunda-feira, 11 de outubro de 2010

REVOLUÇÃO PELA ARTE



Diz a história que no dia 8 de outubro, quando Ernesto Che Guevara foi executado pelo o exército boliviano em conluio com a CIA ,em uma floresta da Bolívia, segundos antes de ser alvejado pelos tiros, virou para seus algozes e disse: “Vocês podem me matar, mas voltarei e serei milhões”

Passados 43 anos da morte de Guevara, no mesmo dia 8 de outubro, 11 destes milhões se reuniram no Rio de Janeiro para fundar o Instituto Revolução pela Arte (IRA), uma ONG que vem oficializar o trabalho individual que pessoas já realizavam com a cultura, especialmente com o Hip Hop.

Naquela sala, no bairro da Glória, vizinho à querida região da Lapa se reuniram o MC Marechal, os DJs Saddam, Juan, Saci, Lulinha, Machintal e Marcelinho MG, o grafiteiro Airá Ocrespo, os produtores culturais Nicole Nandes e Dinho França e o diretor teatral Marcelo de Barros com o intuito de aprovar o estatuto da entidade, definir seus objetivos e eleger sua primeira diretoria.

Ficou definido que a entidade atuará em escolas municipais e comunidades da cidade do Rio de Janeiro e sua região metropolitana e que a mesma cobrará da Prefeitura do Rio, o cumprimento da promessa da construção da “Casa do Hip Hop”. Também ficou definido que a entidade se empenhará na organização pelo segundo ano seguido (em 2009, alguns membros já haviam colaborado de forma individual) do evento “Hip Hop Celebra”, no dia 12 de novembro, quando se comemora o dia mundial do Hip Hop, com uma caminhada da Candelária à Cinelândia, pela Avenida Rio Branco, no Centro, palco de inúmeras manifestações importantes. Na Cinelândia, haverá um palco, com várias atrações da cena do Rio.

O Instituto Revolução pela Arte (IRA) vem somar às centenas de instituições que trabalham com a cultura Hip Hop, procurando a transversalidade e integração com as outras manifestações culturais e visando a criação de mercado de trabalho para os futuros artistas que vier a formar, procurando na iniciativa privada e no poder público, parcerias para a execução de seus objetivos.

A primeira diretoria do IRA ficou assim definida: Presidente – MC Marechal; Vice-Presidente – DJ Saddam ; Secretário Geral – Dinho França ; Diretor Técnico – Airá Ocrespo; Diretor Administrativo – Marcelo de Barros. O Conselho Fiscal ficou composto por DJ Saci, Nicole Nandes e DJ Machintal. Ficou também aprovada a filiação da entidade à Nação Hip Hop Brasil.
Vamos à luta!!! Um Salve e paz à todos !!!

Nenhum comentário: