segunda-feira, 22 de novembro de 2010

HIP HOP CELEBRA ENTRA PARA O CALENDÁRIO CULTURAL DO RIO


Terminou na última sexta-feira, 19, com shows de Dudu de Morro Agudo e Linda Flor, a edição 2010 do HIP HOP CELEBRA. Idealizado pelo rapper Marcello Silva do grupo Du Ghettu, o evento, que tem como objetivo celebrar o aniversário do movimento Hip Hop e conta na sua organização com nomes expressivos da cena do Rio de Janeiro, foi ampliado e ganhou volume. A começar pela marcha (foto),do dia 12/11, que no ano passado contou com 50 pessoas e neste ano viu este número multiplicado por 4. A mudança do palco do Buraco do Lume para a Cinelândia também foi uma grande sacada, pois além do espaço ser mais amplo, deu mais visibilidade ao evento, que durante suas 12h de duração teve um público total de mais de 5 mil pessoas, que curtiram os vários artistas que lá se apresentaram (19 entre MCs, DJs e Bandas).

Na semana seguinte, o evento continuou, ocupando o simpático e estruturado auditório do Oi Futuro de Ipanema, onde rolaram palestras diversas com temas de interesse do movimento, exibição de filmes e mais 12 shows, com um saldo muito positivo para a cena hip-hop carioca, que viu uma série de pessoas com suas diversas correrias, se unirem em um objetivo comum. Mesmo aqueles que não estavam participando dos shows, sabendo que aquilo ali se tratava de uma construção de algo concreto, que só vinha a fortalecer o hip-hop carioca, marcaram presença, como os amigos da Southside DJs, DJ Pachu, Slow da BF, entre tantos outros.

Logicamente, assim como teve no ano passado, o evento foi alvo do ataque daqueles que "não se sentiram representados", outros se sentiram ofendidos por não terem sido convidados para se apresentar (foi dada prioridade aos artistas com trabalhos recém-lançados) e outros por pertencerem à casta que na gíria da cultura hip hop é chamada de "zé povinho" que é o mesmo que "gentinha". Aquelas atitudes que ao longo da história do hip-hop brasileiro somente fez prejudicar a cena e o movimento. Felizmente não econtraram eco, pois as ações positivas e afirmativas começam a sufocar este tipo de conduta mesquinha, que a cada dia é vista com mais pesar pelas pessoas com um mínimo de meta e visão.

O Hip Hop Celebra fez com que a Secretaria Municipal de Cultura do Rio, acrescentasse em seu calendário anual da cultura na cidade, o dia mundial do hip-hop. Parabéns à todos os que ajudaram construir este grande evento. Até 2011!

Um salve e paz à todos!

Nenhum comentário: