terça-feira, 31 de março de 2009

DESCANSE EM PAZ 64


Há exatos 45 anos, um golpe militar - chamado por alguns de "revolução" - jogou o Brasil em duas décadas de ditadura. Liberdades foram suprimidas, pessoas foram, presas, torturadas e mortas em um verdadeiro terrorismo de Estado.
A todos aqueles que pagaram com suas vidas, com o sofrimento insuperável de ter sido torturado, a todos os que foram obrigados a deixar o seu próprio país para não sofrer com toda essa arbitrariedade, minha humilde homenagem.

No fim da década de 80, participei de vários "enterros da ditadura", que sempre eram promovidos pelo Centro Acadêmico Cândido de Oliveira (CACO) do Direito da UFRJ para lembrar que o povo brasileiro não queria aquilo nunca mais. Prática que hoje em dia, infelizmente não ocorre mais no dia 31 de março de cada ano.

Hoje, mais de 20 anos após a abertura política, estamos com o regime democrático praticamente consolidado, mas, só apararemos todas as arestas quando o governo tomar coragem e abrir finalmente a caixa-preta dos arquivos da ditadura, para que finalmente se esclareçam as perguntas que parentes e amigos fazem até hoje, entre elas a confissão do Estado do extermínio feito no Araguaia e a exata localização dos corpos dos guerrilheiros do PC do B, executados pelos militares.

Nenhum comentário: