terça-feira, 24 de março de 2009

A LEI QUE REGULAMENTA A PROFISSÃO DJ DEVE SER VETADA

Ontem realizamos a reunião na Fundição progresso onde foi reconhecido que o projeto que regulamenta a profissão DJ não é o ideal. Foi tirado um indicativo para que uma nova reunião se realize no próximo dia 06/04 - segunda - às 19h em local ainda a ser divulgado.

Conversei com um deputado federal sobre a situação e sobre o que foi discutido. Ele me falou o seguinte: NÃO TEM COMO ALTERAR O TEXTO APROVADO, POIS O MESMO SE ENCONTRA APROVADO.O principal ponto de discordância apresentado, foi o fato de não ter sido criada uma categoria específica de DJ e sim esta vindo a ser inserida na categoria de Técnicos em Espetáculo de Diversão e isto não tem como ser alterado, pois a lei altera uma outra já existente nos inserindo nela.

Após esta conversa, pude falar com representativos e valorosos companheiros DJs da cena black como Claysoul, TR, Juan e Dema, os quais concordaram, que, neste caso, infelizmente não caberá outro encaminhamento se não o pedido de VETO ao texto.
Isto será democraticamente discutido e votado na assembléia do dia 6. A proposta vitoriosa será democraticamente aceita.

Como eu disse na reunião: "A classe já espera há 20 anos. É melhor esperar mais dois do que ter que cumprir para sempre uma lei que não a contempla"

Lenin dizia: "Um passo atrás, dois passos a frente" e isso se aplica em gênero, número e grau à situação.

Estamos em um momento histórico em que, talvez a posição dos DJs cariocas seja lembrada por muito tempo como a que conseguiu evitar um atraso na profissão que de artística passa a ser técnica, em vez de um sindicato próprio, ter que ser inscrito no SATED, com o patrão passando a colocar o DJ pra tocar cruéis 6 horas ininterruptas amparado por esta lei ( art. 21, VI do substitutivo), não atende aos interesses dos autônomos - que são mais ou menos 80% da categoria - entre outras coisas.

Portanto, diante dos fatos DEFENDO UMA POSIÇÃO PELO VETO AO PROJETO DO TUMA.

Um comentário:

Alex Salles disse...

Saddam,o conheci anos atraz em copacabana. O achei um cara legitimo. Sou veterano e faço parte da DISCOTERJ, acho que a regularização é importantissimo para todos os djs. Infelizmente a classe é tremendamente desunida. Essa lei que veio de SP e foi distorcida e politicamente alterada para que fosse aprovada no ato. Sim concordo com vc,há segundos interesses no sindicato e nos cursos que geram uma grana terrivel! Tambem acho que a aprovação dessa lei seria um erro. Essa é a minha opinião e não a da DISCOTERJ. Acredito que o tiro foi dado no pé e o sangue esta jorrando agora cabe a nós tentar estanca-lo. Divulgue a assembleia pois gostaria de atender. Abraços
Ah sim...eu votei no brother DJ.
DJ BOCA SALLES