quarta-feira, 15 de outubro de 2008

A culpa é do MP

Hj aproveitei o dia do mestre para levar minhas filhas à praia, coisa que não fzia desde antes do processo eleitoral.Lá eu estava, aproveitando para "filipetar" uma festa nova minha que estréia a manhã e surgiu o assunto daquele menino que morreu na porta da Baroneti, em Ipanema, vítima de um tiro disparado por um PM que fazia a segurança do filho de uma promotora que está ameaçada de morte. Antes de perguntarem o que o filho de uma pessoa ameaçada de morte está fazendo numa boate, vamos passar direto ao ponto que enuncia este tópico.

Este PM foi absolvido por falta de provas que levassem ao entendimento que ele teve a intenção de matar o garoto. O promotor do caso, Marcelo Monteiro, veterano do tribunal do júri e uma autoridade em processo penal no brasil, tanto que dá aulas na UERJ e em cursos preparatórios para concursos públicos, tendo em vista os depoimentos contraditórios das testemunhas de acusação e a fragilidade das provas, concordou com o argumento da defesa que o tiro foi acidental, pois a vítima, no meio da confusão, haveria tentado tirar a arma do PM, e recomendou ao júri a absolvição do réu. Com isso, toda a opinião pública caiu em cima do promotor, dizendo que estava sendo coorporativista. Apesar de temporariamente afastado do fórum, sempre tento acompanhar determinados casos da área do direito pena, onde me especializei. Entrei em contato com alguns colegas que atuam na área e estes me grantiram que o promotor - que já foi meu professor - agiu como tinha que agir, uma vez que o MP na ação penal além da função de acusador, ele não pode fugir da função de fiscal da lei e, como tudo indicava que a tese sustentada pela defesa era pertinente, ele teve a hombridade de pedir a absolvição.Quando eu comentei isso na roda, neguinho só faltou me espancar dizendo: então vc é a favor de PM! então vc é pela impunidade!! Ae eu retruquei: porra, vcs estão aqui gritando pq o PM que matou o garoto de classe média foi à julgamento e absolvido. E ae eu pergunto: E os PMs que matam crianças, mulheres e idosos nas incursões em favelas que, muitas vezes, nem a julgamento vão???? Vcs ficam putos desta forma??? Quando um bandido se entrega e ainda assim é executado pela pólícia, que no momento vira policial, promotor, juiz e executor, num país onde a pena de morte - pelo menos no papel - não existe, vcs não fazem nada. Pelo contrário: A criança: "ninguém manda morar em favela" e o bandido: "tem mais é que matar esse filho da puta mesmo". Depois de muita discussão abriu-se uma enquete: em quem vcs vão votar pra prefeito e a resposta foi em unissono: GABEIRA!

Nenhum comentário: