terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Ainda sobre a Casa do Hip Hop e sobre os DJs

Tivemos a informação de que o imóvel que queríamos na Lapa, contíguo à FEBARJ já tem outra destinação que será dada pela Secretaria Estadual de Cultura, mas o projeto da Casa do Hip Hop continua de pé e vamos atrás de outro imóvel público, com o apoio não só de Jandira, mas tb da scretária estadual Adriana Rattes para construir nosso centro de referência

Mudando de assunto: Após conversas com várias pessoas importantes do mundo da música, entre eles, gente do porte de Tibério Gaspar, Sílvio Barbatto, Fernando Bicudo e Humberto Araújo sobre a profissão DJ, percebemos que existe uma aprovação para a idéia de o profissional dos toca-discos ser regulamentado como categoria de músico na Ordem dos Músicos do Brasil (OMB). Conversei com vários DJs, de vários estilos e todos se empolgaram com a hipótese, pois, além de regulamentar, elevaria nossa atividade à condição de artista.
Existe um movimento pela regulamentação da classe com a fundação de um sindicato próprio, mas com características trabalhistas, puras e simples, esquecendo da parte artística, tão fundamental para a valorização da profissão, que não se resume somente ao estabelecimento de carga horária e piso salarial.
A via pela OMB, além de ser melhor é mais simples, pois independe da aprovação e sanção de projeto de lei. Havendo a necessidade de um aditivo junto ao Ministério do Trabalho definindo a nova categoria de músico.
É um assunto que vai dar muita discussão, pois o pessoal que defende a criação de sindicato próprio não abre mão disso. Mas na verdade, independente da solução, cria uma movimentação nesta categoria que, infelizmente, sempre teve no colega de profissão o maior inimigo. Por isso, no Hip Hop nos organizamos em "bancas", como o Opalão76 e a Eletrobase, que nada mais são que cooperativas informais, formadas por afinidades pessoais e profissionais, visando o intercâmbio entre seus membros para proporcional a evolução material e profissional de cada um, como diz o slogan do Opalão: "O individual pelo coletivo, o coletivo pelo individual".

Nenhum comentário: