domingo, 21 de dezembro de 2008

PAPAI NOEL, VELHO BATUTA



Utilizando o nome de um clássico do punk rock nacional, gravado pelo grupo paulista Garotos Podres, chegando perto de mais um Natal, não posso deixar de mencionar uma das figuras mais perversas criadas pelo capitalismo: Papai Noel.

Este "bom velhinho" há décadas vem sendo sinônimo de agravamento das disparidades sociais em todo o mundo, traumatizando milhões de crianças ao redor do planeta, que iludidas com a lenda do Papai Noel, enviam suas cartas pedindo brinquedos, roupas, ou coisas mais simples como um queijo, como foi mostrado no Fantsástico de hj na televisão e, no dia seguinte, verifica que o sapatinho que colocou na janela está vazio. Uma decepção sem tamanho para as crianças e uma angústia imensa para os pais, sem condições, ao verem seus filhos tristes, pois a Papai Noel, aquele que "não esquece de ninguém", simplesmente invariavelmente, esquece das crianças pobres.

Inclusive,esta figura obesa e escrota vestida de vermelho, acabou tirando de forma grande o sentido do Natal, que na verdade é uma data para os cristãos celebrarem o nascimento do Rabi da Galiléia. Mas, na maioria das casas, as pessoas estão mais preocupadas em encher a cara de vinho, comer o peru, o chester (ou em alguns casos o pão com mortadela mesmo) e trocar seus presentes, que segundo a tradição, vem das ofertas que os reis magos fizeram ao menino Jesus.

Por essas e por outras, que minhas filhas gêmeas de 7 anos, desde os cinco, sabem que é o papai, a mamãe e a vovó que dão os presentes e, que estes presentes, depende da condição financeira daqueles. Espero que no dia que tiverem filhos, também desmistifiquem esta lenda escrota e perversa criada pela Coca-cola.

Feliz Natal para todos!

Nenhum comentário: