sábado, 13 de dezembro de 2008

PARABÉNS CAROL



Caroline Pivetta da Mota completou ontem 24 anos. Deveria ser um dia de comemoração se ela não estivesse presa há quase 50 dias pelo simples fato de ter, junto com o seu grupo, pichado um galpão na Bienal de São Paulo, um espaço vazio, todo pintado de branco, que estaria disponível para intervenções do público. Esta jovem, de origem humilde, teve dois Habeas Corpus negados pelo Tribunal de Justiça de São Paulo.
Avaliando os comentários a respeito deste fato nos sites dos principais jornais, frequentados pela classe média reacionária, me causou espécie que a maioria vê com aprovação a prisão da jovem - o que não aconteceria se esta fosse filha ou neta desta gente.
O próprio Ministro da Cultura, Juca de Oliveira, enxergou esta desproporcionalidade e intercedeu junto ao Governador de SP, José Serra e aos organizadores da Bienal - que fizeram questão de colocar a jovem Carol atrás das grades - para porem um fim neste cárcere absurdo, que ocorre em um país onde gente como Daniel Dantas, condenado a 10 anos de prisão por vários delitos - entre eles corrupção ativa - e que responde a tantos outros processos, está em liberdade, aguardando o trânsito em julgado da corajosa sentença do Juiz Federal Fausto De Sanctis, que deverá, face os dois HCs obtidos por ele no STF, provavelmente anular o processo e assim, manter calado aquele que é tido como a Caixa de Pandora da República. Um país onde um PM que matou "por engano" um menino foi absolvido, avalizando a imprudência policial que mata várias crianças em comunidades carentes, mas, como são pobres, não causam tanta comoção.

Nenhum comentário: